INSTRUÇÕES DE CONSERVAÇÃO E REPARAÇÃO

2.Retire o filtro de ar do interior da cobertura do filtro/silencioso (Fig. 20).

3.Lave o filtro com detergente e água (Fig. 21). Passe cuidadosamente por água. Escorra-o e deixe-o secar totalmente.

4.Aplique óleo limpo suficiente para lubrificar ligeiramente o filtro (Fig. 22).

5.Aperte o filtro para espalhar e eliminar o excesso de óleo.

6.Substitua o filtro de ar no interior da cobertura do filtro/silencioso (Fig. 20).

OBSERVAÇÃO: A utilização do aparelho sem filtro de ar e cárter de filtro de ar/escape implica a ANULAÇÃO da garantia.

Instalação do cárter do filtro de ar/escape

1.Coloque o cárter do filtro de ar/escape na traseira do carburador e do escape.

OBSERVAÇÃO: A alavanca do starter deve estar na posição intermédia (2) (Fig. 19) para que o cárter do filtro de ar/escape possa ser instalado.

2.Introduza os quatro (4) parafusos nos orifícios do cárter do filtro de ar/escape (Fig. 19) e aperte-os. Utilize uma chave de fenda de lâmina plana ou com uma ponteira Torx n°T20. Não aperte demais e sem forçar.

Verificação da mistura de combustível

A utilização de um combustível velho ou mal misturado é a principal causa de mau funcionamento do aparelho. Despeje o depósito e encha-o com combustível novo misturado correctamente antes de efectuar qualquer ajuste. Consulte a secção «Recomendações relativas ao óleo e ao combustível», página 45.

Limpeza do filtro de ar

O estado do filtro de ar desempenha um papel essencial no funcionamento do aparelho. Um filtro de ar sujo impede a circulação do ar e modifica a mistura ar/combustível. Os efeitos produzidos são frequentemente atribuídos por erro a uma má afinação do carburador. Verifique o estado do filtro de ar antes de afinar o ralenti. Consulte a secção «Limpeza do filtro de ar».

Ajuste do ralenti

Depois de verificar a mistura de combustível e a limpeza do filtro de ar, se o ralenti ainda não estiver correcto, ajuste-o do seguinte modo:

1.Dê partida no motor e deixe que funcione de 2 a 3 minutos a alta velocidade (com aceleração máxima) para esquentar.

2.Solte o gatilho de aceleração e deixe o motor ao ralenti. Se parar, introduza uma pequena chave de fenda de cruz ou plana no orifício do cárter do filtro de ar/escape (Fig. 23). Rode o parafuso de afinação de um oitavo de volta de cada vez (consoante as necessidades), no sentido dos ponteiros de um relógio, até que o motor funcione no ralenti. Consulte as indicações relativas ao número de rotações por minuto ao ralenti.

OBSERVAÇÃO: A máquina não está equipada com uma embraiagem e a bobina do fio continua a girar quando o motor está a funcionar a baixa rotação.

3.Para reduzir a velocidade de ralenti, rode o parafuso de ajuste do ralenti de um oitavo de volta de cada vez (consoante as necessidades), no sentido inverso dos ponteiros de um relógio.

A verificação da mistura de combustível, a limpeza do filtro de ar e a afinação do ralenti devem resolver a maioria dos problemas ligados ao motor.

Se não for o caso e que:

o ralenti não funciona,

o motor hesita ou vai abaixo ao acelerar,

o motor perde potência,

mande afinar o carburador por um distribuidor autorizado.

SUBSTITUIÇÃO DA VELA

Utilize uma vela Champion RDJ7Y (ou uma vela equivalente). A distância correcta é de 0,5 mm. Verifique a vela após 50 horas de funcionamento.

1.Pare o motor e deixe-o arrefecer. Retire a tampa da vela.

2.Limpe a vela.

3.Substitua a vela se estiver fissurada ou suja. Regule a distância a 0,5 mm.

4.Instale a vela no cilindro. Aperte rodando o casquilho no sentido dos ponteiros de um relógio. Não aperte demais.

LIMPEZA

Utilize uma escova pequena para limpar o exterior do aparelho. Não utilize detergentes fortes. Os produtos domésticos que contêm óleos aromáticos como pinheiro ou limão e os solventes como querosene poderiam danificar a pega ou o cárter em plástico. Limpe qualquer resto de humidade com um pano seco.

ARMAZENAGEM

Não arrume nunca o aparelho com gasolina no depósito num local onde os vapores possam entrar em contacto com uma fagulha ou uma chama nua.

Deixe o motor arrefecer antes de arrumar o aparelho.

Arrume o aparelho em local seco, fechado à chave ou em altura, para impedir uma utilização não autorizada ou danos. Mantenha-o fora do alcance das crianças.

ARMAZENAGEM LONGA DURAÇÃO

Se o aparelho fica arrumado durante um período prolongado, proceda do seguinte modo:

1.Despeje todo o combustível do depósito para um recipiente que contenha uma mistura idêntica de combustível para motor a dois tempos. Não utilize um combustível que ficou armazenado mais de 60 dias.

2.Ponha o motor a trabalhar e deixe-o funcionar até ir abaixo. Isso permite certificar-se de que o combustível saiu todo do carburador.

3.Deixe o motor arrefecer. Retire a vela e ponha 30 ml de óleo de motor alta qualidade ou óleo para motor a dois tempos no cilindro. Puxe lentamente o cabo de lançamento para repartir o óleo. Instale a vela.

OBSERVAÇÃO: Retire a vela e despeje todo o óleo do cilindro antes de fazer arrancar de novo o aparador de relva após o período de armazenagem.

4.Limpe bem o aparelho e verifique se não há elementos mal apertados ou danificados. Repare ou substitua as peças danificadas e aperte os parafusos, porcas ou pernos se necessário. O aparelho está pronto a ser arrumado.

5.Arrume o aparelho em local seco, fechado à chave ou em altura, para impedir uma utilização não autorizada ou danos. Mantenha-o fora do alcance das crianças.

58