Sony MJ-L1 manual Gravação de minidiscos, Antes da gravação, Secção, Gravações digital e analógica

Models: MJ-L1A MJ-L1

1 138
Download 138 pages 51.17 Kb
Page 116
Image 116
Gravação de minidiscos

Secção 4:

Gravação de minidiscos

Antes da gravação

Gravação de discos compactos

Gravação de sinais do rádio

Gravação manual de MDs
Marcação de números de faixa durante a gravação

P

14

Antes da gravação

O MD possibilita-lhe gravar e reproduzir digitalmente músicas com uma qualidade de som semelhante à de CDs. Em adição, por serem discos óptico-magnéticos, os MDs estão livres de problemas de estiramento ou enroscamento que ocorrem em fitas cassete. O método de gravação é também diferente do de fitas cassete, pelo facto de ser possível inscrever números de faixa e editar gravações.

Gravações digital e analógica

Este aparelho utiliza um dos seguintes métodos de gravação, de acordo com a fonte sonora a ser gravada e a maneira que o aparelho foi ligado à fonte sonora.

Gravação digital

Na gravação a partir do leitor de discos compactos deste sistema, o deck de MDs grava o sinal digital na forma de um sinal digital.

Gravação analógica

Nos casos listados abaixo, o deck de MDs converte um sinal analógico num sinal digital e grava o sinal digital.

Na gravação a partir do rádio deste sistema

Na gravação a partir do equipamento de áudio ligado às tomadas TAPE deste sistema

Gravação de minidiscos e Sistema de Gestão de Cópias em Série

Visto que o deck de MDs utiliza o SCMS (Serial Copy Management System/Sistema de Gestão de Cópias em Série), os MDs gravados de um CD reproduzido no leitor de CDs deste sistema não pode ser utilizado para criar cópias digitais em outros MDs.

Marcação de faixas

A maneira de inscrição dos números de faixa difere de acordo com a fonte sonora em gravação. Podem-se também inserir números de faixa manualmente.

Números de faixa de MDs (TOC)

Num MD, o número de faixa (sequência de faixa), os pontos de início e término de faixa, etc. estão gravados numa área denominada «Índice de alocação de faixas» (TOC/Table of Contents) que é manejada à parte da música. Como resultado, não só se pode localizar instantaneamente o início de uma faixa, como também se podem editar rapidamente faixas gravadas pela simples alteração da informação TOC.

Por exemplo, com uma fita cassete, apagar uma faixa implica em regravar a faixa sem nenhum som a partir do início. Com um MD, pode-se apagar uma faixa pela simples inscrição sobre a informação no TOC.

Na gravação de sinais digitais de um CD

O deck de MDs marca automaticamente números de faixa na mesma sequência do CD original.

Entretanto, caso a gravação seja pausada, o trecho gravado até tal ponto é contado como uma faixa. Quando a gravação é reiniciada, o número de faixa aumenta em uma unidade.

Número

 

 

 

 

1

2

3

4

 

 

 

 

 

da faixa

A

B

C

D

 

 

Fonte sonora

 

 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Número

 

 

1

2

3

4

 

 

 

 

da faixa

A

B

C

D

 

 

MD gravado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caso uma única faixa de um mesmo

CD seja gravada repetidamente, a faixa ou faixas são gravadas como uma única faixa contínua com um único número de faixa.

Podem-se também marcar números de faixa manualmente durante a gravação (consulte «Marcação manual de números de faixa (função de marcação de faixas)»).

Caso seleccione «LEVEL SYNC» durante a gravação analógica

O número de faixa é inscrito em sincronia com o nível do sinal de entrada da fonte sonora. Em outras palavras, se o sinal de entrada da fonte sonora estiver continuamente em ou abaixo de um certo nível fixado por dois segundos ou mais, um número de faixa será inscrito na próxima vez que o sinal de entrada exceder tal nível.

Número

1

2

3

4

 

da faixa

 

 

 

 

Fonte sonora

A

B

C

D

 

Números de faixa não são inscritos, caso o sinal de entrada esteja abaixo do nível por menos de dois segundos (se o espaço em branco entre as duas faixas for curto, etc.)

Número

1

 

2.

3

4

 

da faixa

 

 

 

 

 

 

 

 

MD gravado

A

 

B

C

C

D

 

 

 

 

 

 

 

 

Números de faixa são inscritos durante uma faixa, caso o sinal de entrada seja inferior ao nível por mais de dois segundos.

Secção 4: Gravação de minidiscos

Page 116
Image 116
Sony MJ-L1A manual Gravação de minidiscos, Antes da gravação, Secção, Gravações digital e analógica, Marcação de faixas