PORTUGUÊS

6.3 Configuração de áudio do DB1

Audio

Room EQ

In

Inputs

 

Low-Pass

 

Presets

 

Será útil que exista reprodução de som através do DB1 enquanto leva a cabo o processo de configuração de áudio.

Se seleccionar a opção Audio no menu inicial de configuração do DB1 faz com que apareça o menu indicado acima.

Os quatro parâmetros do menu proporcionam as seguintes funções:

Igualização de sala (Room EQ)

Permite que a igualização de correcção de sala produzida no seguimento da análise da resposta da sala produzida pela aplicação SubApp™ para PC. A curva de igualização por defeito é plana, por isso se não for carregada qualquer curva de igualização no DB1, ou se for carregada uma curva válida, seleccione In. Seleccione Out apenas se uma curva anterior for invalidada devido à alteração de posição do DB1 na sala. A opção por defeito é In.

Entradas (Inputs)

Activa os ajustes de Sensibilidade, Ganho e Polaridade das entradas Mono (equilibrada e não equilibrada) e Estéreo para configuração. Se apenas uma entrada estiver ligada na sua instalação não é necessário efectuar a configuração das duas.

Ajuste de sensibilidade

Os ajustes separados de Sensibilidade e Ganho permitem a optimização da relação sinal/ruído do DB1. Ajuste em primeiro lugar a Sensibilidade para reflectir o nível de saída especificado da fonte de sinal conforme indicado na tabela seguinte:

Nível de saída da

Sensibilidade do

fonte

DB1

0,5V

(ou menos)

+6dB

1,0V

 

0dB

2,0V

(ou mais)

-6dB

Se o LED no painel frontal pisca de cor vermelha nas passagens de nível mais elevado, isto indica a existência de sobrecarga. Se isso acontecer, seleccione a sensibilidade inferior e suba o ganho em 6dB para compensar. A maioria das fontes de sinal possui um nível de saída de 1V por isso o valor por defeito é de 0dB.

Ajuste de Ganho (Gain)

O ajuste de Ganho do DB1 permite o equilíbrio do nível de saída do subwoofer com o de outras colunas do sistema. Se o seu DB1 for usado num sistema de auditório doméstico em que esteja ligado à saída LFE de um processador AV, o equilíbrio entre o DB1 e as restantes colunas será ajustado quando for levado a cabo o procedimento de configuração de colunas do processador. Neste caso o Ganho do DB1 deve ser colocado em 0dB. A opção por defeito é 0dB.

Num DB1 usado para realçar o desempenho de baixas frequências de colunas estéreo convencionais, os parâmetros de Ganho devem ser ajustados de ouvido. Nesta aplicação, terá de configurar um Filtro Passa-Baixo(Low-Pass) para evitar a sobreposição de resposta entre o DB1 e as suas colunas principais. Deverá fazer isto antes de aceder à correcção de ganho. Consulte o capítulo Passa-Baixomais adiante.

O valor por defeito para o Ganho é de 0dB e deve usar esta opção como ponto de partida. Com o DB1 em funcionamento, escute atentamente uma variedade de registos musicais e ajuste o nível conforme necessário.

Éimportante que sejam escutados vários tipos de música pois o nível de Ganho que pareça adequado para determinada música pode soar demasiado alto ou baixo com outra. Efectue a audição com um nível de volume real uma vez que a percepção de equilíbrio musical varia com o nível de volume. O objectivo é a obtenção de um nível de Ganho apropriado à maioria dos registos.

Nota: Tenha em atenção que é sempre possível o ajuste temporário de volume do DB1 através da função de Ajuste de Volume (Volume Trim).

Nota: Se for difícil obter o equilíbrio adequado subwoofer/colunas principais o ajuste de fase do filtro passa-baixo pode ser benéfico.

Selecção de polaridade

A Polaridade do sinal do DB1 pode ser seleccionada de modo independente para cada entrada. Na maioria dos casos a polaridade deve ser configurada para a opção Normal. No entanto, se os amplificadores de potência que alimentam as colunas principais inverterem o sinal, seleccione Invertido (Inverted). A opção por defeito é Normal.

50

Page 50
Image 50
Bowers & Wilkins manual Configuração de áudio do DB1