Solucionando problemas de rede (apenas alguns modelos)

Se o dispositivo não puder se comunicar com a rede após concluir a configuração sem fio e a instalação do software, execute uma ou mais das seguintes tarefas.

Verifique as configurações de comunicação sem fio

Certifique-se de que a placa sem fio do computador está configurada com o perfil sem fio correto. Um perfil sem fio é um conjunto de configurações de rede exclusivas de uma determinada rede. Uma única placa sem fio pode conter vários perfis sem fio, por exemplo, um para uma rede residencial

e outro para uma rede do escritório. Abra o utilitário de Configuração da placa de rede instalada no computador e verifique se o perfil selecionado é

o perfil da rede do dispositivo.

Certifique-se de que as configurações de rede do dispositivo correspondem às da rede. Para localizar as configurações de rede, execute um dos seguintes procedimentos:

Comunicação de tipo infra-estrutura: Abra o utilitário de Configuração do ponto de acesso sem fio (WAP).

Comunicação de tipo ad hoc: Abra o utilitário de Configuração da placa de rede instalada no computador.

Compare as configurações de rede com aquelas que aparecem na página de configuração de rede do dispositivo (consulte “Para imprimir a página de Configuração da rede” na página 32) e observe as diferenças. Possíveis problemas incluem o seguinte:

Os endereços de hardware dos filtros WAP (endereços MAC). Consulte “Adicione endereços de hardware a um ponto de acesso sem fio (WAP)” na página 28.

Uma destas configurações do dispositivo podem estar incorretas: modo de comunicação, nome da rede (SSID), canal (redes ad hoc somente), tipo de autenticação, criptografia. Consulte “Entendendo configurações de rede sem fio 802.11” na página 23.

Imprima um documento. Se o documento ainda não for impresso, redefina as configurações do rede do dispositivo (consulte “Redefina as

configurações da rede” na página 29) e reinstale o software do dispositivo.

Se as configurações de rede sem fio estiverem corretas, o computador poderá ser associado a outra rede sem fio. Verifique se o computador está associado à mesma rede sem fio do dispositivo.

Os usuários podem garantir isso verificando as configurações sem fio em seus respectivos computadores. Além disso, verifique se os computadores têm acesso à rede sem fio.

Se as configurações de rede sem fio estiverem incorretas, siga estas etapas para corrigir as configurações do dispositivo:

1.Conecte o dispositivo à rede com um cabo de rede ou ao computador, utilizando o cabo de rede.

2.Abra o servidor Web incorporado do dispositivo.

3.Clique na guia Rede e, em seguida, em Sem fio (802.11) no painel esquerdo.

4.Utilize o assistente de Configuração sem fio na guia Configuração sem fio para alterar as configurações do dispositivo, de modo que correspondam às configurações da rede.

5.Feche o servidor Web incorporado do dispositivo e desconecte o cabo de rede do dispositivo.

6.Desinstale o software do dispositivo completamente e reinstale o software.

Adicione endereços de hardware a um ponto de acesso sem fio (WAP)

A filtragem MAC é um recurso de segurança na qual um ponto de acesso sem fio (WAP) é configurado com uma lista de endereços MAC (também chamados “endereços de hardware”) de dispositivos com permissão para acessar a rede por meio do WAP.

Se o WAP não tiver o endereço de hardware do dispositivo que está tentando acessar a rede, negará o acesso. Se o WAP filtra endereços MAC, o endereço MAC do dispositivo deve ser adicionado à lista de endereços MAC aceitos do WAP.

1.Imprima a página de Configuração da rede. Consulte “Para imprimir a página de Configuração da rede” na página 32.

2.Abra o utilitário de configuração do WAP e adicione o endereço de hardware da dispositivo à lista de endereços MAC aceitos.

28 Solução de problemas