INSTRUÇÕES DE CONSERVAÇÃO E REPARAÇÃO

Verifique o combustível

Combustível velho é a razão principal para que uma unidade não funcione corretamente. Esgote e abasteça novamente o tanque com combustível sem chumbo, limpo e novo antes de fazer qualquer ajuste. Consulte a seção Informações a respeito do combustível e do óleo.

Limpe o filtro de ar

As condições do filtro de ar são importantes para a operação da unidade. Um filtro de ar sujo restringirá o fluxo de ar e alterará a mistura ar/combustível. Esta condição é geralmente identificada incorretamente como um carburador desajustado. Verifique as condições do filtro de ar antes de utilizar o parafuso de ajuste de marcha lenta. Consulte a seção Manutenção do filtro de ar.

Ajuste o parafuso de velocidade de marcha lenta

ADVERTÊNCIA: o acessório de corte pode estar girando durante o ajuste da marcha lenta. Use roupas de proteção e observe todas as instruções de segurança para evitar ferimentos sérios.

Se após verificar o combustível e limpar o filtro de ar o motor ainda não entre em marcha lenta, ajuste o parafuso de marcha lenta de acordo com as instruções a seguir.

1.Ligue o motor em marcha lenta e espere por um minuto até o aquecimento.

2.Solte o gatilho do acelerador e deixe que o motor opere em marcha lenta. Caso o motor pare, insira uma pequena chave Phillips ou de fenda dentro do orifício na cobertura do motor (Fig. 46). Gire o parafuso de marcha lenta para dentro, no sentido horário, 1/8 de circunferência por vez (conforme necessário) até que o motor opere corretamente em marcha lenta.

OBSERVAÇÃO: o acessório de corte não deve girar quando o motor estiver em marcha lenta.

3.Caso o acessório de corte gire quando o motor estiver em marcha lenta, gire o parafuso de marcha lenta no sentido anti-horário 1/8 de circunferência por vez (conforme necessário), para reduzir a marcha lenta.

Verificar o combustível, limpar o filtro de ar e ajustar o parafuso de marcha lenta deverá solucionar a maioria dos problemas do motor.

Caso contrário, e se:

o motor não ficar em marcha lenta

o motor falhar ou engasgar ao acelerar

houver uma perda de potência do motor

leve a unidade a um representante autorizado de serviços para que o carburador seja ajustado.

ADVERTÊNCIA: quando a unidade for desligada, certifique-se de que o acessório de corte tenha parado antes de abaixar a unidade para evitar ferimentos sérios.

DISTÂNCIA DO BRAÇO DE BALANCIM

Este ajuste requer que o motor seja desmontado. Caso não se sinta seguro ou qualificado para realizar este ajuste, leve a unidade até um centro autorizado de serviços.

OBSERVAÇÃO: inspecione a distância entre a válvula e o braço de balancim com um calibrador de folga após as primeiras 10 horas de operação, e então a cada 25 horas de operação.

o motor deve estar frio para a verificação e para o ajuste da distância da válvula.

este ajuste deve ser realizado em um ambiente fechado, limpo e livre de poeira.

1.Remova a cobertura do silencioso ao pressionar sua borda com uma chave de fendas (Fig. 42). Deslize os entalhes nas laterais da cobertura do silencioso sobre as guias na tampa do motor e remova.

2.Remova os 2 (dois) parafusos na parte superior da cobertura do motor com uma chave de fenda T20 ou de cabeça plana (Fig. 43).

3.Remova o parafuso na parte traseira na cobertura do motor (Fig. 44).

4.Desligue o fio da vela de ignição.

5.Limpe qualquer sujeira ao redor da vela de ignição. Remova a vela de ignição da cabeça do cilindro ao girar um soquete de 5/8 pol. no sentido anti-horário.

6.Remova a cobertura do motor.

7.Limpe qualquer sujeira ao redor da cobertura do braço de balancim. Remova o parafuso que prende a cobertura do braço de balancim com uma chave de fendas grande ou uma chave Torx T25 (Fig. 45). Remova a cobertura do braço de balancim e a gaxeta.

8.Puxe a corda da ignição lentamente para elevar o pistão até o ponto mais alto de seu percurso. Verifique se:

o pistão está no ponto mais alto de seu percurso ao olhar através do orifício da vela de ignição (Fig. 45).

ambos os braços de balancim se movem livremente e se ambas as válvulas estão fechadas.

Caso contrário, repita a etapa 8.

9.Deslize o calibrador de folga entre o braço de balancim e a mola de retorno da válvula. Meça a distância entre a haste da válvula e o braço de balancim (Fig. 46). Realize esta operação tanto na válvula de admissão quanto na válvula de exaustão.

A distância recomendada tanto para a admissão quanto para a exaustão é de 0,076 – 0,152 mm (0,003 – 0,006 pol.). Utilize um calibrador de folga comum para automóveis de 0,127 mm (0,005 pol.). O calibrador de folga deve deslizar entre o braço de balancim e a haste da válvula com uma resistência leve, sem se prender (Fig. 47).

10.Se a distância não estiver de acordo com as especificações:

a.Gire a porca de ajuste utilizando uma chave de 5/16 pol. ou uma chave de boca (Fig. 46).

Para ajustar a distância, gire a porca de ajuste no sentido anti-horário.

Para diminuir a distância, gire a porca de ajuste no sentido horário.

91