F

NL

D

I

S

FIN

DK

N

E

P

GR

RUS

UA

GB

ARA

Reuchtis à la Tessinoise

600 g de batatas cozidas Pelar as batatas e ralar com o ralador de orifícios médios ou com o

na véspera • 200 g de

moinho. Fritar os pedaços de bacon. Misturar as batatas, o ovo

toucinho aos pedacinhos

batido e os pedaços de bacon. Aromatizar com alecrim.

1 ovo • alecrim fresco ou secoMatefaims

Prever com 1 hora de antecedência • 20 matefaims aproximadamente Cozedura: 2 min. por face

A massa para os matefaims

250 g de farinha • 1/2 litro Deitar a farinha numa terrina. Fazer uma cavidade no centro, deitar de leite • 2 ovos • 1 colher de os ovos inteiros, juntar o óleo, uma pitada de sal e equivalente a um sopa de óleo de nozes • sal copo de leite. Trabalhar energicamente a massa com a colher de

pau para que fique bem homogénea. Molhar progressivamente com o resto do leite até a massa obter, ao escorrer, a consistência de uma fita. Deixar repousar durante uma hora.

Matefaim das pastagens

Cortar em cubinhos uma fatia de presunto com 1/2 cm de espessura. Ralar 100 g de queijo Comté ou de Beaufort. Numa frigideira, derreter uma noz de manteiga com 2 colheres de sopa de óleo e deixar alourar o equivalente a uma chávena de pedacinhos de pão frito. Misturar o presunto, o queijo e os pedacinhos de pão frito à massa.

Como alternativa, pode substituir o queijo e o presunto por cogumelos.

Os Crapiaux

Cortar 1 cebola grande às rodelas e alourá-las com 1 noz de manteiga derretida. Cortar uma fatia de presunto em cubinhos. Misturar o presunto e a cebola à massa.

Matefaim Carolina

O acompanhamento consiste em rodelas de banana fritas com manteiga, colocadas sobre o matefaim a meio da cozedura e regadas com mel líquido. Cobrir com uma segunda concha de massa e continuar a cozedura do matefaim como indicado anteriormente.

Polvilhar com açúcar.

64