Cisco Systems WRT54G2 manual Contrato de licença de software de usuário final, Apêndice E

Models: WRT54G2

1 156
Download 156 pages 35.09 Kb
Page 153
Image 153
Por outro lado, se o trabalho é parte derivada da Biblioteca,

Apêndice E

Contrato de licença de software de usuário final

5.O programa que não incluir qualquer porção derivada da Biblioteca ou parte dela, mas que tenha sido criado para trabalhar em conjunto com ela por meio de sua compilação ou vinculação a esta, é chamado de "trabalho que utiliza a Biblioteca". Trabalhos dessa natureza, considerados isoladamente, não se configuram em trabalho derivado da Biblioteca e, portanto, fogem ao escopo desta Licença.

Entretanto, vincular um "trabalho que utiliza a Biblioteca" à Biblioteca gera um executável — um derivado da Biblioteca (visto que ele contém parte da Biblioteca) — e não um "trabalho que utiliza a Biblioteca". O executável é, portanto, coberto por esta Licença. A Seção 6 define os termos de distribuição de tais executáveis.

Quando um "trabalho que utiliza a Biblioteca" empregar material de um arquivo de cabeçalho que seja parte da Biblioteca, o código-objeto do trabalho pode ser um trabalho derivado da Biblioteca, mesmo que o código- fonte não o seja. A veracidade disso é especialmente importante se o trabalho puder ser vinculado sem a Biblioteca ou se o trabalho propriamente dito for uma biblioteca. A lei não define com precisão os limites para que isso se concretize.

Se objetos-fonte dessa natureza utilizarem apenas parâmetros numéricos, assessores e layouts de estrutura de dados e pequenas macros e pequenas funções embutidas (máximo de dez linhas ou menos), a utilização do arquivo-objeto será irrestrita, independentemente de o trabalho derivado ser ou não legal (executáveis que contenham esse código-fonte, além de partes da Biblioteca, ainda se enquadram nos termos da Seção 6).

Por outro lado, se o trabalho é parte derivada da Biblioteca,

é possível distribuir o objeto-código do referido trabalho sob os termos da Seção 6. Quaisquer executáveis que contenham o referido trabalho ainda se enquadram nos termos da Seção 6, estejam ou não vinculados à Biblioteca propriamente dita.

6.Como exceção às Seções acima, é possível também combinar ou vincular um "trabalho que utiliza a Biblioteca" à Biblioteca, de modo a produzir um trabalho que contenha partes desta e distribuir o referido trabalho sob os termos de sua escolha, desde que tais termos permitam modificar o trabalho para utilização própria do cliente e executar engenharia reversa na depuração das modificações em questão.

Você deve incluir avisos visíveis, em cada cópia do trabalho, informando que o trabalho utiliza a Biblioteca e que tanto a Biblioteca quanto sua utilização estão cobertos por esta Licença. Você deve fornecer uma cópia desta Licença. Se, durante a execução do trabalho, forem exibidos avisos de direitos autorais, você deverá incluir o aviso de direitos autorais referente à Biblioteca entre esses avisos, bem como uma referência direcionando o usuário à cópia desta Licença. Igualmente, você deverá executar uma das seguintes opções:

a)Forneça o trabalho juntamente com o código- fonte legível por máquina correspondente relativo

àBiblioteca, incluindo quaisquer modificações empregadas no trabalho (que deverão ser distribuídas de acordo com os termos das Seções 1 e 2 acima); e, se o trabalho for um executável vinculado

àBiblioteca, o "trabalho que utiliza a Biblioteca" completo legível por máquina, na forma de código- objeto e/ou código-fonte, de modo que o usuário possa modificar a Biblioteca e estabelecer novamente o vínculo para produzir um executável modificado contendo a Biblioteca modificada (fica acordado que o usuário responsável pelas alterações no conteúdo dos arquivos de definições na Biblioteca não terá necessariamente meios para recompilar o aplicativo de modo a adotar as definições modificadas).

b)Utilize um mecanismo de biblioteca compartilhado que seja adequado para estabelecer o vínculo com a Biblioteca. Mecanismo adequado é aquele que (1) dentro do tempo de execução, utiliza uma cópia da biblioteca já existente no sistema computacional do usuário, em vez de copiar funções da biblioteca no executável, e (2) funciona adequadamente com uma versão modificada da biblioteca, caso o usuário tenha instalado uma, desde que a interface da versão modificada seja compatível com a versão que originou o trabalho.

c)Inclua no trabalho uma oferta por escrito, válida por pelo menos três anos, para que o mesmo usuário disponha dos materiais especificados na Subseção 6a acima mediante um custo que não exceda o valor de execução desta distribuição.

d)Seadistribuiçãodotrabalhoimplicaradisponibilização de acesso para cópia a partir de um local designado, ofereça o mesmo acesso para cópia dos materiais acima referidos a partir do mesmo local.

e)Certifique-se de que o usuário já recebeu uma cópia desses materiais ou que você já providenciou seu envio.

No que se refere a executáveis, o formato exigido para o "trabalho que utiliza a Biblioteca" deve incluir quaisquer dados e programas utilitários necessários à reprodução do executável a partir da Biblioteca. Entretanto, como exceção especial, os materiais a serem distribuídos não precisam incluir nada que seja normalmente distribuído (sob a forma binária ou de código-fonte) com os principais componentes (compilador, kernel etc.) do sistema operacional no qual o executável é executado, a menos que o próprio componente acompanhe o executável.

Poderá haver situações em que a exigência acima contradiga as restrições de licença de outras bibliotecas proprietárias que normalmente acompanham o sistema operacional. Tal contradição significa que você não poderá utilizar ambos os elementos especificados acima e a Biblioteca ao mesmo tempo em um executável por você distribuído.

Roteador de banda larga Wireless-G

44

Page 153
Image 153
Cisco Systems WRT54G2 manual Contrato de licença de software de usuário final, Apêndice E