Cisco Systems WRT54G2 Lista de verificação da segurança sem fio, Dicas adicionais de segurança

Models: WRT54G2

1 156
Download 156 pages 35.09 Kb
Page 112
Image 112
Lista de verificação da segurança sem fio

Capítulo 2

Lista de verificação da segurança sem fio

Capítulo 2:

Lista de verificação da segurança sem fio

As redes sem fio são convenientes e fáceis de instalar e, por isso, as residências que possuem acesso à Internet de alta velocidade estão adotando-as cada vez mais. Como as redes sem fio funcionam enviando informações por ondas de rádio, elas podem ser mais vulneráveis a invasores do que as redes com fio tradicionais. Assim como os sinais de celular ou de telefones sem fio, os sinais de sua rede sem fio também podem ser interceptados. Uma vez que não é possível impedir fisicamente que alguém se conecte à sua rede sem fio, é preciso executar algumas etapas adicionais para manter sua rede protegida.

1.Alterar o nome da rede sem fio ou SSID padrão

Os dispositivos sem fio têm um nome de rede sem fio ou SSID (Service Set Identifier) padrão que é definido pela fábrica. Esse é o nome de sua rede sem fio, e ele pode conter até 32 caracteres. Os produtos sem fio da Linksys usam linksys como nome padrão da rede sem fio. Você deve alterar o nome da rede sem fio para um nome exclusivo a fim de diferenciar a sua rede sem fio de outras redes sem fio que possam existir perto de você. Entretanto, você não deve usar informações pessoais (como o número do CPF), pois essas informações podem estar disponíveis para qualquer pessoa durante a navegação pelas redes sem fio.

1.Alterar o nome da rede sem fio ou SSID padrão2. Alterar a senha padrão

Para os produtos sem fio, como pontos de acesso e roteadores, será solicitada uma senha quando você tentar alterar as configurações. Esses dispositivos têm uma senha padrão que

édefinida pela fábrica. A senha padrão da Linksys é admin. Os hackers conhecem esses padrões e podem tentar usá-los para acessar seu dispositivo sem fio e alterar as configurações de rede. Para impedir que sejam feitas alterações não- autorizadas, personalize a senha do dispositivo para que ela seja difícil de ser adivinhada.

3.Habilitar a filtragem de endereços MAC

Os roteadores da Linksys permitem que você habilite a filtragem de endereços MAC (Media Access Control). O endereço MAC é uma série exclusiva de números e letras atribuída a cada dispositivo de rede. Com a filtragem de endereços MAC habilitada, o acesso à rede sem fio é fornecido apenas aos dispositivos sem fio com endereços MAC específicos. Por exemplo, você pode especificar o endereço MAC de cada computador de sua residência para que apenas esses computadores possam acessar sua rede sem fio.

2. Alterar a senha padrão4. Habilitar a criptografia

A criptografia protege os dados transmitidos por uma rede sem fio. A WPA/WPA2 (Wi-Fi Protected Access) e a WEP (Wired Equivalent Privacy) oferecem diferentes níveis de segurança para a comunicação sem fio. Atualmente, dispositivos que têm certificado Wi-Fi precisam suportar WPA2, mas não WEP.

Uma rede criptografada com WPA/WPA2 é mais segura do que uma rede criptografada com WEP, pois a WPA/WPA2 usa a criptografia de chave dinâmica. Para proteger as informações durante sua transmissão, você deve habilitar o mais alto nível de criptografia suportado por seu equipamento de rede.

A WEP é um padrão de criptografia mais antigo, e talvez seja a única opção disponível em alguns dispositivos mais antigos que não oferecem suporte à WPA.

Diretrizes gerais de segurança de rede

A segurança da rede sem fio não terá utilidade alguma se a rede por trás dela não for segura.

•• Proteja com senha todos os computadores da rede e proteja individualmente com senha os arquivos confidenciais.

•• Altere as senhas regularmente.

•• Instale um software antivírus e um firewall pessoal.

•• Desabilite o compartilhamento de arquivos (ponto a ponto). Alguns aplicativos podem abrir o compartilhamento de arquivos sem o seu consentimento e/ou conhecimento.

Dicas adicionais de segurança

•• Mantenha os roteadores sem fio, os pontos de acesso ou os gateways longe de paredes e janelas que façam contato com áreas externas.

•• Desligue os roteadores sem fio, os pontos de acesso ou os gateways quando não estiverem em uso (por exemplo, à noite e durante viagens).

•• Use senhas fortes com, no mínimo, oito caracteres. Combine letras e números para evitar o uso de palavras padrão que podem ser encontradas em dicionários.

WEB: para obter mais informações sobre segurança sem fio, acesse www.linksysbycisco.com/security.

Roteador de banda larga Wireless-G

3

Page 112
Image 112
Cisco Systems WRT54G2 Lista de verificação da segurança sem fio, Dicas adicionais de segurança, Alterar a senha padrão