POR
exercícios e na adaptação de seus futuros programas de exercícios, a fim de atingir seus objetivos da maneira mais segura e eficiente.
Quando você se exercita, a cinta peitoral faz a tomada dos seus batimentos cardíacos e envia a leitura para o relógio. Com isso você pode visualizar sua freqüência cardíaca e começar a monitorar o seu desempenho, com base nas leituras de sua freqüência cardíaca. * medida que sua forma física se aprimorar, o seu coração precisará fazer menos esforço. Em conseqüência disso, sua freqüência cardíaca diminuirá. A razão disso é a seguinte:
•Seu coração bombeia sangue para os pulmões, para obtenção do oxigênio. Depois, o sangue rico em oxigênio vai até os seus músculos. O oxigênio é usado como combustível; o sangue deixa os músculos e retorna para os pulmões, para então reiniciar todo o processo. À medida que a sua condição física melhora, seu coração bombeia mais sangue a cada batimento. Como resultado, seu coração não precisa bater com tanta freqüência para fazer chegar aos músculos o oxigênio necessário.
DICAS DE TREINO
Para obter o máximo em benefícios do seu programa de treino e garantir que você se exercitará da maneira segura, observe as seguintes orientações:
•Comece tendo um objetivo de treino bem definido: perder peso,
•Selecione uma atividade de treino do seu agrado e varie suas atividades de treino para exercitar diferentes grupos musculares.
•Comece lentamente. Depois aumente de maneira
gradativa o seu trabalho, à medida que a sua condição física se aprimorar.
•Sempre descanse cerca de cinco minutos antes e depois de
•Verifique seus batimentos logo após o treino. Depois repita o procedimento após três minutos Se a pulsação não retornar à freqüência normal em repouso, talvez signifique que você treinou com muita intensidade.
*Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer programa mais vigoroso de treino.
ATIVIDADES AQUÁTICAS E AO AR LIVRE
O relógio é à prova d’água (até 50 metros). A cinta peitoral é
àprova d’água (até 10 metros), mas não deve ser usada em atividades aquáticas ou subaquáticas, pois a transmissão da freqüência cardíaca não pode ocorrer embaixo d’água. Consulte a tabela para saber as orientações adequadas de utilização.
22