PT

DEVERES E RESPONSABILIDADES DOS OPERADORES DO GUINCHO

Ao utilizar um guincho, os operadores deverão sempre utilizar equipamento de protecção pessoal, apropriado para a operação. Este equipamento deverá incluir, pelo menos, óculos de protecção, protecção auricular, luvas, sapatos de protecção e capacete. Deverão igualmente ser utilizados outros itens de protecção, de acordo com os requisitos de cada companhia.

Érecomendada a utilização de calçado antiderrapante se o guincho estiver localizado numa área molhada, com lama ou sobre uma superfície escorregadia.

(Desenho MHP2452)

(Desenho MHP2455)

(Desenho MHP2594)

(Desenho MHP2596)

(Desenho MHP2595)

nInspecções

O operador do guincho deverá efectuar inspecções visuais diárias (frequentes) no início de cada turno, ou na primeira utilização do guincho em cada turno. Consulte a secção “INSPECÇÃO DO GUINCHO” dos Manuais de informações do guincho fornecidos. O operador do guincho não poderá efectuar inspecções periódicas ou a manutenção de um guincho, a menos que tenha recebido formação para executar essas tarefas e tenha sido designado pelo proprietário do guincho para as executar.

nResponsabilidades dos operadores do guincho

Participar em quaisquer programas de treino relacionados com o guincho e estar familiarizados com os temas descritos em “Programas de treino” na na página 117.

Éda responsabilidade do operador ser cauteloso, utilizar o bom senso e familiarizar- se com os deveres e procedimentos de utilização.

Embora os operadores não tenham de efectuar a manutenção do guincho, é da sua responsabilidade efectuar a inspecção visual e operacional do mesmo. O operador deve estar ao corrente dos métodos correctos de instalação e fixação da carga e deve estar consciente das medidas de protecção e segurança a adoptar. Compete ao operador a responsabilidade por se recusar a utilizar o guincho se as condições não forem seguras.

Os operadores que estejam cansados ou tenham excedido o período normal do turno têm de verificar todos os regulamentos relativos a períodos de trabalho aprovados antes de efectuar uma elevação. Consulte “Programas de treino” na na página 117.

Os Operadores do guincho têm de:

1.Estar fisicamente preparados e não ter problemas de saúde que possam afectar a capacidade de acção.

2.Estar instruídos em relação aos comandos do guincho e direcção do movimento da carga antes de utilizar o mesmo.

3.Estar atentos ao potencial mau funcionamento do guincho que pode requerer um ajuste ou uma reparação.

4.Interromper a operação em caso de mau funcionamento e informar imediatamente o supervisor para que sejam tomadas medidas de correcção.

5.Verificar o funcionamento do travão, elevando a carga a pouca altura e libertando o comando.

6.Certificar-se da localização e funcionamento correcto da válvula de corte e da desconexão eléctrica.

7.Confirmar que as inspecções e verificações de lubrificação do guincho foram efectuadas.

Os operadores do guincho devem:

1.Ter uma percepção das distâncias, campo de visão, audição, tempo de reacção, destreza manual e coordenação normais para o trabalho executado.

2.NÃO estar sujeitos a crises de epilepsia, perda de controlo físico, anomalia física ou instabilidade emocional que poderiam causar perigos ao operador e a outras pessoas.

3.NÃO utilizar um guincho sob o efeito de álcool ou drogas.

4.NÃO utilizar um guincho sob o efeito de medicação que possa causar perigos ao operador e a outras pessoas.

5.Confirmar que os níveis de lubrificação são os adequados.

6.Certificar-se de que as ligações à fonte de alimentação estão apertadas e efectuadas de forma correcta.

7.Confirmar que os indicadores de direcção nos comandos correspondem à direcção da carga.

O operador tem de conhecer a capacidade do guincho durante todas as operações. É da responsabilidade dos operadores certificarem-se de que a carga não excede o valor nominal do guincho. Nas placas de dados (nome) da Ingersoll Rand estão indicadas as capacidades do guincho. As informações constantes na placa de dados (nome) em conjunto com os Manuais de informações do produto informarão o operador relativamente às capacidades específicas do guincho.

Elementos a ter em consideração como parte da carga:

-Todos os elementos de instalação.

-Cargas repentinas que possam fazer com que a carga exceda a capacidade de valor nominal do guincho.

-Se forem utilizados mais do que um guincho em várias elevações, certifique- se de que ambos os guinchos estão em equilíbrio e de que um não está a decorrer mais rápida ou mais lentamente, consequentemente provocando uma sobrecarga no outro guincho.

-Aumento do peso da carga devido a neve, gelo ou chuva.

-O peso da linha de carga durante um desenrolamento longo.

UTILIZAÇÃO DO GUINCHO

nInstruções gerais de operação

As instruções de operação seguintes foram parcialmente adaptadas a partir do texto do American National (Safety) Standard ASME B30.7 e destinam-se a evitar práticas de operação não seguras que podem causar lesões ou danos materiais. Para obter informações adicionais de segurança, consulte os Manuais de informações do produto. Os quatro aspectos mais importantes da operação do guincho são:

1.Siga todas as instruções de segurança sempre que estiver a utilizar o guincho.

2.Permita que o guincho apenas seja utilizado por pessoas treinadas em segurança e na utilização deste equipamento. Consulte “Programas de treino” na

na página 117.

3.Submeta cada guincho a um programa de inspecção e manutenção regulares.

4.Esteja sempre consciente da capacidade do guincho e do peso da carga. Certifique-se de que a carga não excede os valores nominais do guincho, do cabo de aço e da instalação.

CUIDADO

Se for detectado um problema, INTERROMPA de imediato a operação e informe o supervisor. NÃO prossiga a operação até que o problema esteja resolvido.

nProcedimentos adicionais importantes de utilização do guincho

1.Quando estiver colocado um aviso “NÃO UTILIZAR” no guincho ou nos respectivos comandos, não utilize o guincho até que o aviso tenha sido removido pelo pessoal responsável.

2.Mantenha as mãos, roupa, adereços, etc. afastados do cabo de aço, do tambor e de outros componentes rotativos.

3.Utilize o guincho efectuando os movimentos do comando de forma calma. Não sacuda a carga.

4.Não eleve ou transporte cargas puxando-as na direcção da estrutura de suporte ou do guincho.

5.Certifique-se de que a extremidade com o cabo de aço não está ligada ou anexada (presa) a um ponto fixo e imóvel antes de colocar o guincho em funcionamento.

6.Interrompa imediatamente a operação se a carga não responder aos comandos do guincho.

7.Antes de elevar completamente a carga, certifique-se de que o(s) travão(ões) funciona(m), elevando a carga a pouca altura e libertando o comando.

8.Certifique-se de que o operador recebeu formação na operação da válvula de controlo e nas direcções dos movimentos da carga.

Os operadores têm de manter contacto visual permanente com a carga, o tambor ou o cabo de aço. Os indicadores da rotação do tambor podem ser fornecidos para assistir o operador na detecção do movimento da carga.

Após a conclusão da utilização do guincho ou se este não estiver a ser utilizado, as acções seguintes devem ser efectuadas:

-Remover a carga da linha de carga.

-Enrolar o cabo de aço no tambor do guincho e fixá-lo. Para linhas de carga sobre roldanas, fixe-as numa posição que impeça um potencial perigo de segurança na área.

-Desligar ou desconectar a fonte de alimentação.

-Evitar que o guincho seja utilizado indevidamente sem autorização.

nUtilizao com baixas temperaturas

A utilizao com baixas temperaturas pode representar perigos adicionais. A temperaturas muito baixas o metal pode tornar-se frgil. Seja extremamente cuidadoso e assegure que os movimentos da carga so efectuados calmamente e de forma equilibrada. Os fluidos de lubrificao no circulam to facilmente. Faa o possvel para aquecer todos os fluidos e componentes antes da operao. Accione o produto lentamente em ambas direcções sem carga para lubrificar inicialmente os componentes.

Os operadores usaro tambm mais roupa, pelo que a operao, o toque dos comandos, o campo de viso e a audio podem estar diminudos. Certifique-se de que pessoal adicional ou uma pessoa que d indicaes sejam utilizados para garantir a segurana da operao.

122

Formulário MHD56250 ª Edição 5

Page 122
Image 122
Ingersoll-Rand MHD56250 manual Deveres E Responsabilidades DOS Operadores do Guincho, Utilização do Guincho