Ingersoll-Rand MHD56250 n Utilizar o guincho, n Utilizar um travão de cinta manual, Aviso

Models: MHD56250

1 148
Download 148 pages 57.22 Kb
Page 123
Image 123
nUtilizar o guincho

AVISO

Evite cargas sbitas e utilizao irregular dos comandos.

Sempre que a temperatura estiver abaixo do ponto de congelação, 32° F (0° C), deve ser tido muito cuidado para garantir que nenhuma parte do produto, da estrutura de suporte ou da instalação sofra uma carga ou impacto de choque uma vez que podem ocorrer fracturas na estrutura de aço. Estão disponíveis produtos de baixa temperatura opcionais. Consulte o número do modelo na placa de dados (nome) e o código do modelo do produto para obter informações acerca dos intervalos de temperatura em funcionamento aprovados.

nUtilizar o guincho

Durante todas as operações do guincho, o operador tem de estar consciente da carga e do respectivo percurso. O caminho da carga tem de estar desimpedido desde o levantamento até ao momento em que a carga é pousada. Isto destina-se a assegurar que a carga não entra em contacto com elementos perigosos. Alguns dos perigos a ter em conta e a evitar são:

-fios de alta tensão, linhas telefónicas e cabos eléctricos.

-fios de guia, outras linhas de carga, mangueiras esticadas.

-pessoal no percurso ou por baixo da carga enquanto esta é movida. O pessoal NUNCA deve estar por baixo ou no caminho de uma carga em movimento.

-elevar cargas com rajadas de vento ou em condições de muito vento. Evitar balançar uma carga suspensa.

-utilização irregular do comando da válvula (pode causar um balanço súbito da carga que pode levar a uma sobrecarga).

-bater contra obstáculos, tais como edifícios, um membro de suporte, outra carga, etc.

-ao utilizar a mesma linha de carga com vários blocos de roldanas, o choque entre duas roldanas (também designado por "Two-Blocking"*).

Durante operações de transporte (arrasto):

-verifique a existência de obstáculos que poderão prender a carga, causando um súbito e incontrolável deslocamento da carga.

-oriente o tráfego de veículos e pessoas para garantir que estes se mantêm a uma distância segura do percurso da carga e da linha de carga.

AVISO

Para evitar danificar a instalação, a estrutura de suporte à instalação e o guincho, evite o contacto entre a carga e a roldana ou entre duas roldanas (“two-block”*) na extremidade do cabo de aço.

*A acção de "two-blocking" ocorre quando o cabo de aço do guincho passa através de dois blocos de roldanas distintos e estes entram em contacto um com o outro durante uma operação. Quando se verifica esta situação, são exercidas forças extremas no cabo de aço e nos blocos de roldanas, as quais poderão resultar numa falha do equipamento ou da instalação.

AVISO

Mantenha as mãos e peças de vestuário afastadas dos espaços ou aberturas nos guinchos. Estas áreas representam um potencial perigo, já que poderá ficar entalado durante a operação.

(Desenho MHP2454)

nUtilizar um travão de cinta manual

Os guinchos com um travão de cinta manual requerem que o proprietário/utilizador opere os comandos do guincho e os comandos do travão de cinta em simultâneo durante as operações. É recomendado que os proprietários/utilizadores treinem a operação dos comandos do travão e do guincho com cargas mais leves até adquirirem experiência em ambas as funções.

Ao baixar as cargas que se encontrem próximas do limite de carga do guincho, em velocidades lentas, monitorize a temperatura das cintas do travão e/ou a caixa do travão. Esta combinação de carga/velocidade poderá resultar numa situação de arrasto dos travões automáticos, o que poderá resultar numa acumulação de calor. As indicações da existência de acumulação de calor excessivo no travão são:

-Temperaturas da superfície da caixa do travão superiores a 120˚ C

-Indicações visíveis de pintura demasiado quente, como bolhas ou queimaduras da superfície

-O cheiro de óleo quente ou pintura queimada

Pare todas as operações sempre que for detectado um travão quente.

AVISO

A operação do guincho com o arrasto de um travão irá causar a acumulação de calor no travão e poderá resultar numa fonte de ignição em atmosferas potencialmente explosivas.

Ao operar o guincho com um travão de tambor manual, certifique-se de que o travão se encontra libertado quando a carga for colocada em movimento. Utilize o regulador dos comandos para controlar a velocidade do guincho. Não arraste o travão para controlar a velocidade do guincho. Se o guincho possuir apenas um travão de tambor manual (nenhum travão automático), configure o travão para parar o movimento do guincho.

PT

Os operadores têm de vigiar de forma permanente a operação do travão. Caso seja identificada qualquer indicação de perda da capacidade de travagem, o operador tem de que cessar imediatamente a operação, desligar a alimentação do guincho e informar o respectivo supervisor. Algumas indicações de problemas de travagem são:

-Aquecimento excessivo das cintas do travão ou das caixas durante a operação: isto é uma indicação de que existe um arrasto excessivo no travão

-Sons anormais, tais como ruídos agudos incómodos, originários nos componentes do travão durante a activação do mesmo: isto é uma indicação de cintas desgastadas

-Os travões não prendem a carga quando o comando do guincho se encontra na posição neutra

Durante a operação é necessário que a mão do operador se encontre perto do tambor, ao utilizar um travão de cinta manual. Para minimizar a possibilidade de contacto:

-segure firmemente no manípulo da alavanca do travão e na alavanca do comando do regulador do guincho.

-certifique-se de que possui um apoio limpo, seco e firme.

-mantenha uma postura correcta e confortável, não se incline.

-certifique-se de que as pontas soltas da roupa se encontram presas ou fora do alcance do tambor.

-certifique-se de que o tambor de cinta se encontra ajustado de forma correcta, o que irá permitir ao operador parar a rotação do tambor quando o travão se encontrar totalmente engatado.

-utilize as protecções do tambor que se encontram disponíveis e são recomendadas pela Ingersoll Rand para todas as instalações de guinchos.

nElementos opcionais de operação

nInterruptores de sobrecarga

Os interruptores de sobrecarga encontram-se disponíveis em alguns guinchos e são utilizados para prestar assistência no controlo de eventuais sobrecargas durante a recolha ou o desenrolamento do cabo de aço. Estes interruptores requerem uma inspecção periódica e um ajustamento para garantir a precisão das operações. Um operador devidamente treinado deverá estar presente para monitorizar a operação do guincho quando forem utilizados estes interruptores, de modo a garantir que um interruptor com um ajuste deficiente não permite que a carga seja movida para além do intervalo especificado.

Os interruptores de sobrecarga não foram concebidos para serem utilizados como a forma principal de parar a operação do guincho.

nEmbraiagem

As embraiagens encontram-se disponíveis em alguns guinchos e são utilizadas para desengatar o tambor do pinhão da corrente, permitindo que o cabo de aço se desenrole de forma livre a partir do tambor. Quando o tambor se encontra no modo de desenrolamento livre, é necessário utilizar o travão de cinta para controlar o desenrolamento, de modo a impedir que as voltas do cabo de aço em torno do tambor fiquem demasiado folgadas. Após o cabo de aço ter sido desenrolado e estar ligado à carga, engate o tambor e, lentamente, aplique tensão ao cabo de aço.

AVISO

Não desengate a embraiagem se existir uma carga no guincho. Poderá perder o controlo sobre a mesma.

Em guinchos que possuam uma embraiagem com a opção de desenrolamento livre, o cabo de aço deverá desenrolar-se a partir do tambor com um esforço mínimo. Ao puxar o cabo de aço do tambor, em modo de desenrolamento livre, não efectue um esforço excessivo nem perca o equilíbrio e tenha sempre em atenção onde coloca os pés, para não tropeçar.

nCavilha de bloqueio do tambor

A cavilha de bloqueio do tambor consiste num método de bloquear o tambor, impedindo a rotação. Isto acontece através da inserção de uma cavilha num orifício localizado na aba de protecção do tambor.

AVISO

Certifique-se de que todos os mecanismos de travagem se encontram activados e que todo o pessoal se encontra afastado da carga do guincho ou da instalação antes de retirar a cavilha de bloqueio.

Se a remoção da cavilha de bloqueio se tornar demasiado difícil, isso significa que a carga está a ser suportada pela cavilha e que os mecanismos de travagem não se encontram em condições de funcionamento adequadas. Não remova a cavilha de bloqueio até que a carga esteja totalmente controlada.

nSistema de tensão

Um sistema de tensão é opcional em alguns modelos de guinchos. Esta opção mantém, automática e permanentemente, uma tensão predefinida na linha de carga.

A aplicação de tensão ao cabo de aço pode fazer com que este se rompa e se mova de modo descontrolado e violento, pelo que deverá certificar-se de que todo o pessoal é mantido afastado e de que não existem quaisquer obstáculos no caminho.

AVISO

Com o sistema de tensão activado, o cabo de aço irá recolher ou desenrolar- se de forma súbita. O pessoal deverá manter-se permanentemente afastado da linha de carga e do tambor.

Antes de activar o sistema de tensão, o operador deverá operar o guincho para remover todas as folgas da linha de carga. Após a activação do sistema de tensão, o guincho irá automaticamente esticar o cabo, removendo eventuais folgas.

Formulário MHD56250 ª Edição 5

123

Page 123
Image 123
Ingersoll-Rand MHD56250 n Utilizar o guincho, n Utilizar um travão de cinta manual, n Elementos opcionais de operação