PT
GENEREL INFORMATION OM SPILLET
Os guinchos da Ingersoll Rand são fabricados de acordo com as normas ASME B30.7 mais recentes e estão classificados como talhas de tambor de montagem em base, concebidas para montagem numa fundação ou em qualquer outra estrutura de suporte com o objectivo de elevar, baixar ou transportar carga.
Os guinchos da Ingersoll Rand podem ser alimentados pneumática, hidráulica ou electricamente. Todos eles partilham entre si características típicas de um guincho, como o tambor com um ponto de ancoragem através do cabo de aço, suporte(s) do tambor, carris laterais e/ou uma base que liga o(s) suporte(s) do tambor, comandos, travão, motor e outros acessórios.
nTravões do guincho
Os travões podem ser de dois tipos: travões de cinta e travões de disco. Os travões de disco são internos e estão ligados ao sistema de accionamento. São engatados automaticamente, bloqueando o sistema de accionamento da armação do guincho e dessa forma suspendendo a rotação do tambor, quando o comando é libertado ou colocado em posição neutra. Os travões de cinta externos envolvem o tambor. Quando o travão é aplicado a respectiva cinta aperta o tambor e o accionamento do travão cria um contacto com a armação do guincho, o que resulta no bloqueio da rotação do tambor. Este aperto pode ser efectuado de duas formas diferentes. Manualmente, através de uma alavanca ou mó abrasiva controlada pelo operador, ou automaticamente. Em travões de cinta automáticos, quando o comando é colocado numa posição neutra, a cinta do travão aperta, bloqueando o tambor.
nComandos do guincho
A localização dos comandos e das funções varia entre guinchos e depende dos requisitos de aplicação.
Os utilizadores e os operadores não devem partir do pressuposto de que todos os guinchos funcionam da mesma forma. Embora existam semelhanças, cada guincho deve ser revisto para verificação de características diferentes. Cada guincho possui características específicas que têm de ser compreendidas pelo operador e com as quais este tem de se familiarizar.
AVISO
•É da responsabilidade do proprietário/utilizador do guincho assegurar que todo o pessoal que irá instalar, inspeccionar, testar, manter ou operar o guincho leia o conteúdo deste manual e dos Manuais de operação fornecidos pela Ingersoll Rand e se familiarize com a localização e utilização dos comandos e das funções.
Os guinchos da Ingersoll Rand são operados através da alimentação do motor, que se encontra ligado ao tambor através de um sistema de accionamento. A direcção da rotação e a velocidade do tambor são geridas pelo comando.
Os guinchos estão equipados com vários comandos, que dependem da fonte de alimentação, localização do guincho e do nível de controlo necessário.
Nos guinchos pneumáticos, são geralmente utilizadas válvulas de controlo do fluxo, as quais se encontram ligadas directamente ao motor do guincho. Estas possuem uma alavanca, a qual pode ser activada para a frente ou para trás, de modo a controlar a direcção. O nível de movimentação da alavanca comanda a velocidade do tambor.
Os comandos suspensos são geralmente utilizados em guinchos eléctricos, embora também se encontrem disponíveis em guinchos pneumáticos e hidráulicos. Este tipo de comando envia um sinal para a válvula ou painel de controlo directamente montado no guincho. Este comando permite ao proprietário/utilizador
A utilização de comandos suspensos requer considerações adicionais de segurança, já que o proprietário/utilizador poderá não estar fisicamente presente no guincho para observar a rotação do tambor ou o enrolamento do cabo de aço. Os operadores têm de manter contacto visual permanente com a carga, o tambor e o cabo de aço.
Todos os comandos do guincho dispõem de um botão de interrupção de emergência, que, quando activado, interromperá todos os movimentos do guincho.
INSTALAÇÃO
Inspeccione o pacote de envio e verifique se apresenta eventuais sinais de danoscausados pelo transporte. Remova cuidadosamente o material de envio e verifique seo guincho apresenta danos. Tenha especial atenção a mangueiras, ligações, suportes,pegas, válvulas ou qualquer outro item ligado ao guincho ou especialmente saliente.Qualquer item que apresente danos, independentemente da sua extensão, terá de serinspeccionado antes do guincho ser colocado em serviço, sendo depois determinadose esse item apresenta ou não condições de utilização.
Caso os guinchos sejam pintados de novo,
CUIDADO
•Antes de instalar este guincho ou de o utilizar, os respectivos proprietáriose utilizadores deverão analisar a legislação e os regulamentos específicos,locais ou outros, incluindo os regulamentos da ASME (American Society ofMechanical Engineers) e/ou OSHA (Occupational Safety and HealthAdministration), os quais poderão ser aplicáveis a uma eventual utilizaçãoespecífica deste guincho.
Éda responsabilidade do proprietário e do utilizador garantir as condições deutilização de um produto para qualquer utilização específica. Consulte todos osregulamentos industriais, de associações de comércio, federais e estaduais, aplicáveisà utilização do produto.
nInspeco do local
Verifique o local onde o produto ser montado.
AVISO
•As estruturas de suporte e os dispositivos de fixao da carga utilizados em conjunto com este produto tm de cumprir ou exceder o nvel de segurana da concepo de manuseamento da carga nominal, acrescida do peso do produto e de todos os equipamentos a ele ligados. O cumprimento desta estipulao da inteira responsabilidade do cliente. Em caso de dvida consulte um engenheiro mecnico ou civil devidamente credenciado.
Ao instalar o produto,
nMover o guincho
AVISO
•Durante a movimentação do guincho
Quando o guincho estiver pronto para ser movimentado para o local onde será montado, terá de ser determinado o peso de todo o guincho. Desta forma, poderá
Em cargas com formas irregulares, nas quais não seja possível determinar o peso facilmente, a pessoa responsável pela instalação deverá calcular a localização do centro de gravidade. Tente elevar a carga com o gancho colocado sobre esse ponto e, em seguida,
CUIDADO
•A adição de elementos ao guincho pode afectar o centro de GRAVIDADE, mesmo que o guincho esteja equipado com olhais de suspensão. Na elevação inicial,
•Não utilize olhais de suspensão no motor para elevar o guincho.
Formulário MHD56250 ª Edição 5 | 119 |